Como e por que seu corpo muda durante a gravidez

16/05/2019

A gravidez traz muitas mudanças: mudanças no seu estilo de vida, na sua casa e até na sua carreira e relacionamentos. Mas, possivelmente, as maiores são aquelas mudanças no corpo durante a gravidez. Todos conhecem a mudança óbvia de um bebê, mas o que muitas pessoas não sabem é que todos os dias, seus órgãos e funções internos estão constantemente mudando, crescendo ou alterando suas funções para acomodar você e o bebê.

Se você está grávida, procurando engravidar ou apenas curiosa sobre o que acontece durante a gravidez, aqui estão as principais mudanças corporais durante a gravidez - e por que elas acontecem.

Como e por que seu corpo muda durante a gravidez


SEU ÚTERO CRESCE

Como mencionado, todos nós sabemos que nossas barrigas crescem, mas você também sabe que dentro de seu útero está se expandindo para dar lugar ao seu bebê? De fato, seu útero crescerá tanto durante o segundo trimestre, que não caberá mais em seu lugar habitual na pélvis. Em vez disso, ele viajará acima do umbigo e continuará a se expandir para cima. Quando você estiver chegando perto do prazo, seu útero será tão grande quanto uma melancia. Mas não se preocupe - depois que o bebê nascer, ele vai "involuir" de volta ao tamanho original e voltará para a pélvis - até o próximo bebê.

Por que isso acontece? Este é simples. Seu útero cresce para segurar seu bebê em crescimento! À medida que o útero se expande e empurra seus outros órgãos para fora do caminho, ele está criando uma casa maior para o bebê se sentir confortável até estar pronta para entrar no mundo.

SUAS MUDANÇAS DE PRESSÃO ARTERIAL

Seu sangue está fazendo todo tipo de coisas malucas no momento em que você engravida. Seu plasma aumenta de volume, fazendo com que sua frequência cardíaca acelere (você se sente sem fôlego o tempo todo?). 

Os hormônios produzidos relaxam os vasos sanguíneos, causando uma ligeira diminuição da pressão arterial no início da gravidez. Uma pequena redução na sua pressão arterial é totalmente normal, mas a pressão arterial que cai muito baixa pode ser um motivo de preocupação. 

Tente dormir ao seu lado, tanto quanto possível para evitar uma queda maior da pressão arterial. Além da pressão sanguínea, seu corpo também experimentará um aumento no volume sanguíneo e nos vasos sanguíneos para se preparar para o nascimento e o bebê, o que aumentará a pressão arterial.

Por que isso acontece? Tanto o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos quanto o relaxamento dos vasos sanguíneos pelo hormônio progesterona causam uma diminuição na pressão sanguínea para alguns no início da gravidez. À medida que a gravidez avança e aumenta o estresse no corpo, em combinação com o aumento do volume sanguíneo e do débito cardíaco, a pressão sanguínea pode começar a aumentar mais tarde na gravidez.

SEIOS CRESCEM E FICAM SENSÍVEIS

Seus seios ficando maiores é uma mudança que pode acontecer quase instantaneamente para algumas mulheres (e não para os outros!). Mas, para muitos, seios maiores são frequentemente as primeiras mudanças do corpo durante a gravidez que as pessoas notam. 

Além do crescimento, as mulheres também experimentarão seios sensíveis, mamilos maiores e aréolas mais escuras. E essa mudança é aquela que continua até que o bebê nasça - quando você se aproxima de sua data de vencimento, seus seios começarão a se preparar para a amamentação e você poderá notar algum vazamento nos mamilos e um aumento ainda maior no tamanho do copo.

Por que isso acontece? Este também pode ser atribuído a hormônios. O estrogênio e a progesterona aumentam dramaticamente durante a gravidez, e esses dois hormônios estão diretamente relacionados ao tamanho do nosso peito e à produção de leite.

SEUS HORMÔNIOS FICAM LOUCOS

Falando de hormônios, você pode culpá-los pela maioria das mudanças no seu corpo durante a gravidez. Seu sistema hormonal, ou endócrino, está trabalhando em dobro e fará com que sua taxa metabólica basal aumente (algumas mulheres já podem estar cientes dessa mudança enquanto tentam engolir), o que faz com que seu apetite aumente, sentimentos de fadiga e até mesmo ocasionais ondas de calor para aparecer. Também aumentará os níveis de glicose, diminuirá os níveis de cálcio e aumentará a prolactina. Certifique-se de tomar as vitaminas pré-natais apropriadas para ajudar a neutralizar quaisquer elementos negativos que essas mudanças trazem.

Por que isso acontece? Seu corpo inteiro está mudando para dar lugar a um humano em crescimento - e seus hormônios estão regulando essas mudanças corporais durante a gravidez. Todas essas mudanças são necessárias - elas ajudam o bebê a crescer, desempenham um papel importante na produção de leite e garantem uma gravidez saudável.

O SEU SISTEMA RESPIRATÓRIO ACELERA

Sentindo-se cansada e sem fôlego? Você pode agradecer seu sistema respiratório em mudança para isso. Sua caixa torácica começará a se espalhar durante a gravidez e à medida que seu útero crescer, e seu diafragma também será deslocado. Isso, além do aumento do fluxo sanguíneo, fará com que a sua necessidade de oxigênio aumente e você poderá sentir-se respirando mais profundamente.

Por que isso acontece? Já não é só você quem precisa do seu oxigênio! O feto também precisa de muito oxigênio. Na verdade, o mesmo acontece com o útero e a placenta. Com todo esse oxigênio para se espalhar, seu sistema respiratório toma nota e aumenta sua taxa para garantir que todos tenham o que precisam.

© 2018 Blog de moda. Feito sob medida por Charlote Chique.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora